sábado, 14 de março de 2009

Simon Hoegsberg

Simon Hoegsberg é um fotógrafo dinamarquês com uma saliente veia de reporter, que o leva muitas vezes a ir para lá da captação de imagens. Com a curiosidade que motiva o seu registo fotográfico, aborda os modelos em muitos dos seus projectos fotográficos conseguindo o detalhe descritivo que complementa ainda mais as suas imagens, permitindo-nos avançar um pouco mais em cada história. É o caso de 2 dos seus projectos em particular "Faces of New York" e "The Thought Project".

Em Faces of new york, motivado pela curiosidade que a imagem exterior dos transeuntes muita das vezes lhe despoleta, dispendeu 7 horas por dia no decurso de um mês a detectar sujeitos com imagens apelativas inquiriindo-os seguidamente sobre o que os mesmos achavam do seu rosto, possivelmente numa tentativa de aferir a congruência das auto-avaliações com a hetero-avaliação do próprio.

Faces of New York por Simon Hoegsberg


Já em The Thought project, o foco centrou-se mais no interior e menos no interior de cada sujeito, sendo o alvo da pesquisa os pensamentos que nos acompanham enquanto calcorreamos as ruas. As fotografias geradas neste projecto resultaram de um trabalho de 3 meses em que o fotógrafo abordou 150 transeuntes, registando as suas citações sobre o que pensavam no exacto momento prévio a serem abordados por Simon.

The Thought Project por Simon Hoegsberg

Um olhar mais demorado pelo website de Simon Hoegsberg faz-nos descobrir mais e mais deste autor, nomeadamente o seu mais recente projecto divulgado: We are all gonna die - 100 meters of existence, consubstanciando uma imagem de 100 metros de comprimento por 78 cm de altura, contendo 178 sujeitos fotografados numa mesma estação de comboios ao longo de 20 dias.

We are all gonna die - 100 meters of existence por Simon Hoegsberg

Para conhecer em simonhoegsberg.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário