domingo, 15 de março de 2009

Nicolai Howalt

Nicolai Howalt é um fotógrafo dinamarquês claramente ligado ao documentalismo fotográfico, com projectos extremamente interessantes quer do ponto de vista puramente documental quer estético. O seu projecto mais recente intitula-se Car Crash Studies e regista imagens de fragmentos de veículos acidentados, quer perspectivados do seu interior quer do exterior, apresentando-nos uma visão pouco convencional deste tipo de fatalidades, sendo capaz de encontrar beleza nos resquícios que daí provêm. A própria instalação da exposição que apresenta este projecto ao público é em si merecedora de particular atenção.

Crash Studies (Imagem #2 do projecto e imagem da Instalação)

No site de Nicolai é possível analisar tantos outros projectos dignos de interesse, como 3x1 (um projecto em que acompanhou uma família vivendo nos subúrbios da Dinamarca) how to hunt (que aborda a temática da caça em paralelo com a imagética da paisagem natural), etc.

Do projecto 3x1 por Nicolai Howalt

KROMANNS REMISE I, Projecto How to Hunt por Nicolai Howalt

Aliás, como é costume dizer "Great minds think alike", a prová-lo está a semelhança entre o seu projecto Boxer de 2003 e o projecto At the Fights: Boxers before and after the bout de Howard Schatz que arrecadou em 2009 o 2º lugar na categoria histórias do World Press Photo, aproximando-se na abordagem e conceito fotográfico e divergindo no idade e fisionomia dos sujeitos retratados.

Boxer # 8, Projecto Boxer por Nicolai Howalt

Boxer # 19 , Projecto Boxer por Nicolai Howalt

Para conhecer melhor em nicolaihowalt.com

Sem comentários:

Enviar um comentário