segunda-feira, 23 de março de 2009

Guy Bourdin

Há fotógrafos que nos fazem sentir pequenos, muito pequenos... microscópicos. Guy Bourdin é um dos que me faz sentir do tamanho de uma nanopartícula.

fotografia por Guy Bourdin

A sua carreira teve início nos anos 50 mas foi sobretudo nos anos 70 que Guy Bourdin deixou marcas do seu talento na fotografia de moda de uma forma, no mínimo, inspiradora... e ainda assim, dito de forma tão banal, a palavra parece pequena.

Na era pré-photoshop foi mestre na montagem e edição de imagem. Distorção, sobreposição, abordagem de ângulos não convencionais foram alguns dos seus "instrumentos de trabalho", articulados numa visão ideossincrática que definiu uma estética não vigente no seio do mercado da moda, meio onde convencionalmente as tendências ditam regras. Quebrou regras e acrescentou complexidade à imagem fotográfica num campo tradicionalmente demarcado por imagens de leitura imediata.

fotografias por Guy Bourdin

fotografia por Guy Bourdin

É-lhe apontada a influência da corrente surrealista, nomeadamente de Magritte e e Balthus, bem como o trabalho do fotógrafo Man Ray (seu mentor) e do realizador Luis Buñuel, bem verdade aliás como se constata em muitas das imagens. Mas a verdadeira essência do seu trabalho é, paradoxalmente, uma leitura pessoal extremamente realista de temas como a moda ou a beleza e a minúcia com que transforma os detalhes por vezes corriqueiros no centro das suas imagens, tornando-as centrais e verdadeiras obras dignas de contemplação, dentro e fora da imagem.

fotografia por Guy Bourdin

Pouco ortodoxo, dentro e fora do plano de registo de imagens, recusou mesmo em 1985 o grande prémio nacional de fotografia atribuído pelo ministério da cultura francês, bem como várias propostas de exposições e edição de livros, tendo mesmo o desejo de que o seu trabalho fosse destruído após a sua morte (tendo grande parte do mesmo subsistido até aos dias de hoje por ter sido mantido por terceiros).


fotografia por Guy Bourdin

Guy Bourdin morreu em Março de 1991 e, com 62 anos, deixou um legado digno de ser visto e revisto, nomeadamente em guybourdin.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário